Fraudes no INSS superam discussão sobre taxação do Pix em grupos de mensagens, revela pesquisa da Quaest 53q4w
De acordo com instituto, tópico foi capturado em mais de 3,5 milhões de mensagens z2d5x

O escândalo de fraudes no INSS, revelado nas últimas semanas, tomou uma das maiores proporções de repercussão dos últimos acontecimentos políticos de grande notoriedade do país, de acordo com o instituto de pesquisa Quaest. Em coleta de dados realizada entre os dias 21 de abril e 07 de maio, o tópico foi capturado em aproximadamente 3,6 milhões de mensagens, que citavam diretamente o escândalo, entre os 30 mil grupos públicos monitorados pelo instituto.
O estudo apontou que os 15 primeiros dias de repercussão do caso do INSS geraram um volume de comentários 2,6 vezes maior nos grupos de mensageria monitorados pelo Q-Insider do que a suposta taxação do Pix, já comprovada como falsa, um dos últimos acontecimentos de circulação nacional.

Ainda de acordo com a análise, o tópico superou assuntos de interesse público como o estado de saúde do ex-presidente Jair Bolsonaro e a discussão sobre a anistia, envolvendo a trama golpista do dia 08 de janeiro, por exemplo.

A pesquisa é realizada com base no método denominado “Social Listening”, em que menções sobre os tópicos de interesse são coletadas em grupos das principais plataformas de troca de mensagem, como WhatsApp, Telegram e Discord, via plataforma automatizada Q-Insider da Quaest.