Vaticano divulga horários das fumaças que anunciarão novo papa: veja cronograma 36364v
Conclave começou nesta quarta-feira 5i1j61

O Vaticano divulgou nesta terça-feira, 6, os horários das votações que marcarão o conclave, processo secreto em que será escolhido o novo líder da Igreja Católica. O momento mais aguardado aconteceu por volta das 16h de quarta, no horário de Brasília, quando a primeira fumaça saiu da chaminé da Capela Sistina, no Vaticano — e foi preta, o que significou que os cardeais ainda não chegaram a um nome.
A votação reúne 133 cardeais votantes, que são isolados sob regras rigorosas de sigilo absoluto. Para ser eleito, o candidato precisa obter dois terços dos votos — ou seja, ao menos 89 votos. O conclave será presidido pelo cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado da Santa Sé, em substituição ao decano Giovanni Battista Re, de 91 anos.
A partir desta quinta-feira, 8, os cardeais votam até quatro vezes por dia, com possíveis fumaças ao longo do dia. Segundo o Vaticano, os horários aproximados para as sinalizações são:
A primeira votação ocorreu por volta das 5h30, seguida de uma segunda às 7h. A fumaça foi preta novamente. A terceira está prevista para as 12h30, e a quarta, para as 14h. Só há previsão de uma fumaça por turno de votação, 12h30 ou 14h, a não ser que ela seja branca.
Na sexta-feira, 9, o cronograma segue: duas rodadas pela manhã, e duas pela tarde, nos mesmos horários.
Se não houver escolha no terceiro dia, o processo é interrompido por 24 horas para oração e reflexão. A medida busca dar aos cardeais tempo para redirecionar as negociações e buscar consenso. Então, o processo seria retomado no domingo, seguindo os mesmos horários.
Outra pausa pode ser convocada caso haja mais de votações sem um eleito.
Se por um acaso nenhum nome for escolhido após 34 votações sem consenso (ou seja, cerca de oito dias), os dois padres mais votados até o momento disputarão um segundo turno – mas ainda assim dois terços do Colégio precisam chegar ao consenso de um único cardeal para ser nomeado o novo pontífice.