Trump anuncia que vai reabrir e expandir prisão de Alcatraz, fechada em 1963 2n6b6p
Hoje um importante ponto turístico, a prisão já abrigou alguns dos criminosos mais perigosos do país e era considerada inescapável 7p3g

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse neste domingo 4 que instruiu o governo a reabrir e expandir a antiga prisão de Alcatraz, numa ilha próxima a São Francisco e fechada há mais de 60 anos. A penitenciária já abrigou alguns dos criminosos mais perigosos do país, incluindo Al Capone, George “Machine Gun” Kelly e James “Whitey” Bulger.
A prisão de segurança máxima, que foi fechada em 1963 devido à infraestrutura precária e aos altos custos de manutenção das instalações da ilha, “servirá como um símbolo de Lei, Ordem e Justiça”, disse Trump.
“Por muito tempo, os Estados Unidos foram atormentados por criminosos cruéis, violentos e reincidentes, a escória da sociedade, que jamais contribuirão com nada além de miséria e sofrimento. Quando éramos uma nação mais séria, no ado, não hesitávamos em prender os criminosos mais perigosos e mantê-los longe de qualquer pessoa que pudessem prejudicar. É assim que deve ser”, escreveu o presidente americano em uma publicação na rede Truth Social.
Inescapável 6v193u
Alcatraz, também conhecida como “a Rocha”, era considerada inescapável devido às fortes correntes oceânicas e às águas frias do Pacífico que a cercavam. A ilha é hoje um importante ponto turístico istrado pelo Serviço Nacional de Parques e considerado um marco histórico nacional.
A ex-presidente da Câmara, a democrata Nancy Pelosi, questionou a viabilidade da reabertura da prisão. “Agora é um parque nacional muito popular e uma grande atração turística. A proposta do presidente não é séria”, escreveu ela no X, antigo Twitter.
Um porta-voz do Departamento de Prisões, por sua vez, afirmou em um comunicado que a agência “cumprirá todas as ordens presidenciais”.
A ordem de Trump vem em um momento em o republicano enfrente conflitos com a Justiça por tentar enviar estrangeiros acusados de serem membros da gangues para uma prisão de segurança máxima em El Salvador, sem o devido processo legal.
O presidente americano também ordenou a abertura de um centro de detenção na Baía de Guantánamo, em Cuba, para abrigar até 30 mil pessoas que ele chamou de “piores criminosos estrangeiros”.