Netanyahu declara que população de Gaza será deslocada devido a ofensiva ‘intensiva’ 45f6d
Israel aprovou mais cedo plano para 'conquistar' todo o território do enclave palestino 2312e

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou nesta segunda-feira, 5, que a população da Faixa de Gaza será deslocada internamente como parte de uma renovada ofensiva “intensiva”. Mais cedo, o gabinete de segurança israelense aprovou uma nova operação militar intensiva para “conquistar” a totalidade do território palestino, com o objetivo de derrotar o Hamas.
“A população será transferida para sua própria proteção”, declarou Netanyahu em um vídeo publicado no X, antigo Twitter. Ele afirmou ainda que os soldados israelenses não vão entrar em Gaza apenas para lançar ataques e depois recuar. “A intenção é o oposto disso”, completou.
מעדכן אתכם גם היום בלי הפילטרים של התקשורת >>
תרשמו לי את השאלות שלכם למטה. pic.twitter.com/b1c0XZFSI8
— Benjamin Netanyahu – בנימין נתניהו (@netanyahu) May 5, 2025
Mais cedo nesta segunda, autoridades israelenses disseram que o gabinete de segurança de Israel aprovou um plano para capturar toda a Faixa de Gaza e permanecer lá por um período não especificado.
Segundo informações da agência de notícias The Associated Press, o plano faz parte dos esforços em Tel Aviv para aumentar a pressão sobre o Hamas, com objetivo de que o grupo terrorista liberte os quase sessenta reféns ainda em cativeiro e volte a negociar um cessar-fogo – nos termos de Israel.
Duas autoridades disseram à agência que o plano inclui o deslocamento de centenas de milhares de palestinos para o sul de Gaza. Outros representantes israelenses que falaram com a agência de notícias AFP acrescentaram que a expansão das operações “incluirá, entre outras coisas, a conquista da Faixa de Gaza e a manutenção dos territórios, movendo a população de Gaza para o sul para sua proteção”. Disseram ainda que a proposta abarca “ataques poderosos contra o Hamas”, sem dar detalhes sobre sua natureza.
A maioria da população de Gaza residia no norte do enclave, particularmente na Cidade de Gaza, e quase todos foram deslocados pelo menos uma vez desde o início da guerra. O gabinete, que inclui Netanyahu e vários ministros, aprovou por unanimidade o plano, segundo as agências.
Pouco antes da proposta ser aprovada, o exército israelense disse que estava convocando dezenas de milhares de soldados da reserva.