Morte de Mujica: ex-presidente uruguaio recebeu maior honraria brasileira 4az4q
Condecoração foi feita por Lula em dezembro do ano ado 6zh4l

O ex-presidente uruguaio José “Pepe” Mujica faleceu nesta terça-feira, 13, aos 89 anos. O político aposentado que foi símbolo da esquerda na América Latina estava sob cuidados paliativos durante a fase terminal de um câncer de esôfago, além de já diagnosticado com uma doença autoimune. Ele desistiu de fazer tratamento em janeiro, quando o tumor fez metástase e se espalhou apesar de 32 sessões de radioterapia.
+ Morre Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai, aos 89 anos
Em dezembro do ano ado, já aposentado da política, Mujica foi condecorado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, maior honraria brasileira, por “sua incansável luta pelo melhor da América Latina e no mundo”.
Em discurso de entrega da honraria, o petista aparece emocionado ao lado de Mujica, a quem definiu como “um exemplo para todos nós”.
“Essa medalha estou entregando a Pepe Mujica não pelo fato de ele ter sido presidente do Uruguai. É pelo fato de ele ser companheiro”, disse Lula.
Criada em 1822 por Dom Pedro I, menos de três meses após a independência, e abolida com a primeira Constituição republicana, a Ordem do Cruzeiro do Sul foi reestabelecida em 1932 por Getúlio Vargas, como forma de reverenciar estrangeiros que realizaram grandes feitos para o país.
Entre os condecorados estão nomes como a rainha Elizabeth II, do Reino Unido, o ex-presidente sul-africano Nelson Mandela e a ex-presidente chilena Michelle Bachelet.