Decano do Vaticano diz esperar escolha de novo papa e ‘fumaça branca’ ainda nesta quinta 506t2
Cardeais vão se reunir duas vezes na Capela Sistina nesta quinta-feira para tentar chegar a consenso sobre quem será próximo líder católico 72qs

O cardeal decano do Vaticano, Giovanni Battista Re, disse esperar que um novo papa seja escolhido até a noite desta quinta-feira, 8, após três rodadas de votação, na quarta e na manha desta quinta, terminarem em “fumaça preta”.
O italiano Battista Re, de 91 anos, não está presidindo o conclave por ter mais de 80 anos, o que também o impede de participar da votação.
+ Branca ou preta? Confusão com sinal de fumaça do conclave gera dúvida até no Vaticano
“Espero que esta noite, quando retornar a Roma, eu já encontre a fumaça branca. Estou particularmente feliz por estar aqui no início do conclave, para que o Espírito Santo sopre forte e seja eleito o papa de que a Igreja de hoje e o mundo de hoje precisam”, disse em entrevista ao jornal La Stampa.
Mais cedo, na manhã desta quinta, houve confusão pelo sinal de fumaça da chaminé da Capela Sistina. Primeiro, uma rala fumaça branca foi vista cruzando os céus de Roma – apenas para ser substituída pela de cor escura, densa, instantes depois.
A própria Santa Sé chegou a publicar em suas redes sociais que a fumaça seria branca, o que não aconteceu. Isso significa que a programação do dia segue ade pé. Nesta quinta-feira, os cardeais ainda devem se reunir duas vezes na Capela Sistina: a primeira perto das 17h30 locais (12h30 no horário de Brasília), e a segunda, perto das 19h locais (14h em Brasília).