China vai isentar brasileiros de visto para viagens de até 30 dias 6y5m26
Medida entra em vigor em 1º de junho e valerá por um ano, segundo porta-voz do Ministério das Relações Exteriores 6o4d4m

A decisão, que também inclui Argentina, Chile, Peru e Uruguai, envolve portadores de aportes comuns que viajarão à China “por motivos de negócios, turismo, visita familiar, intercâmbio e trânsito”, segundo um comunicado da Chancelaria chinesa.
Outros anúncios entre Brasília e Pequim foram feitos nesta semana, na esteira de uma viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Ásia.
+ ‘Brasil e China serão parceiros incontornáveis’, diz Lula em reunião com empresários
Entre os resultados práticos da viagem presidencial, estão os novos investimentos que os chineses realizarão no Brasil. Segundo Jorge Viana, presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações (Apex), a China pretende investir mais 27 bilhões de reais no país. A cifra é composta, entre outros projetos, por 6 bilhões a montadora Great Wall Motors (GWM) para expandir as operações locais; 5 bilhões da Meituan, dona da plataforma de delivery Keeta, para iniciar suas atividades por aqui; 5 bilhões da Envision para construir um parque industrial net-zero, isto é, com zero emissão de carbono; e 3 bilhões da CGN, a estatal de energia nuclear, para projetos de energia eólica e solar no Piauí.