Candidato pró-União Europeia surpreende e vence eleição na Romênia contra extrema-direita 4i2251
Prefeito de Bucareste, o centrista Nicusor Dan ganha nas urnas após ficar em segundo no primeiro turno; adversário alega "fraude" 4w5s44

Pró-União Europeia, Nicusor Dan surpreendeu neste domingo, 18, ao vencer a eleição para a presidência da Romênia num segundo turno acirrado contra um nacionalista de extrema-direita. No primeiro turno, ele ficou em segundo lugar, atrás de George Simion, que ainda não reconheceu a derrota, alegando fraude.
Prefeito de Bucareste e candidato de centro, Dan obteve 54% dos votos, contra 46% de Simion, líder do partido nacionalista AUR. No país, que é membro da Otan, a eleição era vista como uma escolha geopolítica entre Leste e Oeste. Há cinco meses, uma votação foi anulada por suspeita de interferência russa, mergulhando a Romênia, que é vizinha à Ucrânia, na sua maior crise política em décadas.
Além de pró-Europa, Dan, que é matemático, apoia Kiev. Já Simion segue a cartilha do presidente dos EUA, Donald Trump. Simion terminou o primeiro turno com 41%, o dobro do prefeito da capital. Mas uma mobilização no país gerou a reviravolta: quase 65% dos eleitores foram às urnas, enquanto no primeiro turno o percentual foi de 53%.