Após 53 anos em órbita, nave espacial da era soviética cai no Oceano Índico 5wn2o
A Kosmos 482 foi lançada em direção à Vênus pela União Soviética em março de 1972, mas falhou em deixar a órbita terrestre 6a6h64

A Kosmos 482, uma nave espacial da era soviética que permaneceu 53 anos presa na órbita da Terra, caiu do céu na madrugada do sábado 10, informou a agência espacial russa Roscosmos nesta segunda-feira, 12.
A nave espacial exploratória em forma de cilindro foi lançada em direção à Vênus pela União Soviética em março de 1972, mas falhou em deixar a órbita terrestre. Ela caiu no Oceano Índico, a oeste de Jacarta, na Indonésia, de acordo a agência russa.
Cientistas afirmaram que o pedaço de lixo espacial não representava um risco substancial para as pessoas na Terra devido às suas dimensões reduzidas — cerca de 90 cm de diâmetro e 510 kg, segundo o Space.com. De fato, não houve registro de pessoas ou estruturas impactadas pela queda da nave.
Caso sejam encontrados destroços da Kosmos 482, eles pertencerão legalmente à Rússia, país responsável pelo lançamento original, de acordo com as regras mapeadas no Tratado do Espaço Exterior, assinado pelas Nações Unidas em 1967.
Missão frustrada 4r6h19
A Kosmos 482 foi lançada em meio à corrida espacial do século XX ao lado de outra espaçonave, a Venera 8, que chegou à Vênus e fez medições científicas do solo do planeta antes de encerrar sua missão.
De acordo com a NASA, a Kosmos 482 sofreu um aparente mau funcionamento durante seu lançamento e não conseguiu atingir a velocidade necessária para alcançar a atmosfera de Vênus.
Após a falha, a nave se separou em quatro pedaços, dois dos quais permaneceram na órbita baixa da Terra e caíram em 48 horas. Os outros dois pedaços circularam o planeta, sem rumo, por décadas até o desfecho do final de semana.