Novo presidente da CBF: Samir Xaud é oficializado no posto apesar de boicote na votação q5c5v
Empossado neste domingo, Xaud vai apresentar Ancelotti como novo técnico da seleção na segunda-feira 375e69

Samir Xaud foi oficializado como novo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), neste domingo, 25. Ele tem mandato para comandar a instituição até 2029. A escolha de Xaud pela Assembleia Eleitoral da CBF já era esperada desde a inscrição da sua candidatura no pleito, há uma semana. O roraimense foi prontamente apoiado por 25 federações, se consolidando como o único candidato viável.
A chapa encabeçada por Xaud recebeu 103 dos 141 votos possíveis na eleição deste domingo. No total, 26 federações e 20 clubes se posicionaram a favor de Xaud. A falta de unanimidade, diferentemente do que ocorreu na escolha de seu antecessor, Ednaldo Rodrigues, evidencia um boicote patrocinado por diferentes clubes. Os clubes tinham a possibilidade de votar de maneira remota, mas mesmo assim parte deles preferiu se abster.
Confira os clubes que participaram do processo e os que não votaram: 4r154s
Votaram: Atlético Mineiro, Bahia, Botafogo, Ceará, Cruzeiro, Grêmio, Palmeiras, Santos, Vasco, Vitória, Amazonas, Athletic, Avaí, CRB, Criciúma, Operário, Paysandu, Remo, Vila Nova, Volta Redonda
Não votaram: América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo-SP, Chapecoense, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Cuiabá, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Mirassol, Novorizontino, São Paulo e Sport.
Ednaldo Rodrigues foi afastado do comando da CBF pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) há pouco mais de uma semana. O motivo que levou ao afastamento foi uma suposta falsa do Coronel Augusto Nunes, ex-presidente da instituição, em um acordo para encerrar disputas judiciais envolvendo Rodrigues.
Empossado neste domingo, Xaud terá como sua primeira tarefa apresentar Carlo Ancelotti como novo comandante da seleção brasileira de futebol na segunda-feira, 26. O italiano, contratado por Rodrigues antes de seu afastamento, será o primeiro estrangeiro a comandar o time.