Eleições na CBF: 20 clubes se ausentam de votação com chapa única de Samir Xaud 196r35
Clubes da série A e B discordam do “processo vigente” e afirmam que estarão prontos para conversar com a nova gestão eleita na próxima semana 6315

A eleição para a presidência da CBF marcada para domingo, 25, não terá a presença de 20 clubes da série A e B que am uma nota em conjunto informando sua ausência no pleito. O comunicado afirma: “O futuro do futebol brasileiro precisa ser pautado pela democracia, transparência e representatividade” (confira nota na íntegra abaixo).
Os seguintes clubes am a nota: América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo-SP, Chapecoense, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Cuiabá, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Mirassol, Novorizontino, Santos, São Paulo e Sport.
O boicote na Assembleia Geral Eleitoral da CBF instaurada pelo interventor Fernando Sarney ocorre após a saída de Ednaldo Rodrigues do cargo por decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Samir Xaud, atual vice-presidente da Federação Roraimense de Futebol, é candidato único para o pleito, pois tem apoio de 25 das 27 federações do país, que têm peso três na votação, além de dez clubes que registraram a chapa do dirigente.
Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol, chegou a anunciar sua candidatura, mas por falta de apoio das federações, sendo necessárias oito para registrar a chapa, não entrou na disputa. O dirigente da FPF tem o apoio dos clubes que confirmaram ausência na eleição, mas o voto de peso dois das equipes não seria suficiente para derrotar Xaud.
Confira nota na íntegra:
SEM CLUBE NÃO TEM FUTEBOL
O futuro do futebol brasileiro precisa ser pautado pela democracia, transparência e representatividade.
Neste domingo, haverá eleição para o próximo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), mas não compareceremos à votação por discordarmos do processo vigente.
Estaremos prontos para conversar com a nova gestão, a partir da próxima semana, para que juntos possamos debater como mudar o processo eleitoral e outras demandas dos clubes em prol de um futebol cada vez melhor
SEM CLUBE NÃO TEM FUTEBOL
América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo-SP, Chapecoense, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Cuiabá, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Mirassol, Novorizontino, Santos, São Paulo e Sport