Champions: o que cada equipe precisa para os jogos de volta das quartas de final? 5m6er
PSG, Barcelona e Arsenal abriram boa vantagem na primeira perna na semana ada 5a1i60

As quartas de final da Champions League definem nesta semana, quais são as quatro melhores equipes da Europa na temporada. O campeonato continental se afunila rumo às semifinais em confrontos de muitos golaços na primeira perna da fase do mata-mata.
O Aston Villa enfrenta o PSG às 16h, no mesmo horário de Borussia Dortmund e Barcelona nesta terça, 15. Na quarta, 16, o Real Madrid encara o Arsenal, e a Internazionale o Bayern de Munique, também às 16h.
O vencedor de Aston Villa e PSG enfrenta o vencedor de Arsenal e Real Madrid. Do outro lado da chave, quem sair vitorioso de Barcelona e Borussia Dortmund encara o melhor de Bayern de Munique e Inter.
Confira como cada equipe chega e precisa para os jogos de volta das quartas da Champions League:
Aston Villa x PSG
Para a tristeza do Príncipe William, o Aston Villa perdeu para o PSG no jogo de ida. O herdeiro do trono inglês foi ao Parque dos Príncipes e comemorou quando a equipe britânica saiu na frente com um gol de Morgan Rogers aos 35 minutos do primeiro tempo. Os donos da casa, porém, não recuaram, e viraram com três golaços de Doué, Kvaratskhelia e Nuno Mendes. Somados a Dembelé e Hakimi, o PSG foi letal para o Aston Villa, e foi justamente pelas laterais que a equipe de Paris mais encontrou espaços. No jogo desta terça no Villa Park, para os ses a missão é controlar o resultado, podendo perder por até um gol de diferença e se classificar. Os ingleses de Birmingham tem uma montanha mais alta, e precisam combater o adversário com o próprio jogo coletivo que os levaram até às quartas e proteger mais as laterais que levaram aos gols em Dibu Martínez.
Borussia Dortmund x Barcelona
O placar mais largo dos jogos de ida na Champions teve influência direta de um brasileiro. Raphinha marcou um gol e deu duas assistências no Estádio Olímpico Lluís Companys, em Barcelona, para encaminhar a classificação catalã às semis. Do outro lado, a equipe alemã do Guirassy pouco deu trabalho a Szczesny, e o centroavante assistiu dois adversários dispararem na artilharia do campeonato, Raphinha e Lewandowski. O atacante polonês marcou duas vezes, sendo a primeira com assistência do brasileiro que também serviu para Lamine Yamal fechar a conta com 4 a 0. O jogo de volta no BVB Stadion Dortmund exigirá dos donos da casa que a defesa esteja 100% concentrada em parar o melhor ataque do campeonato, e que os seus próprios marcadores não desperdicem chances como no primeiro jogo. Aos culés, o entrosamento dos comandados de Flick pode garantir de vez a volta do Barcelona às semifinais da Champions.
Real Madrid x Arsenal
O resultado de 3 a 0 para o Arsenal não ilustra os primeiros 60 minutos da disputa contra o Real Madrid no Estádio Emirates. O jogo estava equilibrado, sem gols, e com algumas exigências para Courtois. O goleiro estava ando a pressão que vinha dos pés de Martinelli e do retorno de Saka. Furar a barreira belga ficou a cargo de outro jogador do time inglês: Declan Rice. Se fazer um gol de falta é incomum, o volante acertou dois golaços de bola parada. Merino entrou para fechar a conta para cima dos atuais campeões da Europa, que, desequilibrados na partida, ainda perderam Camavinga pelo segundo amarelo. A volta é em Madrid, no Santiago Bernabéu, e os espanhóis têm sua notória fama de se dar bem no intercontinental, mas não se tira o mérito do Arsenal que pode perder por até dois gols. Os comandados de Mikel Arteta pararam com solidez o ataque de Bellingham, Vini Jr., Mbappé e Rodrygo, e engataram contra-ataques velozes, com Saka e Martinelli. Os ingleses têm a vantagem ao seu favor contra os merengues que vêm oscilando nos campeonatos que disputam.
Internazionale x Bayern de Munique
Dos resultados é o mais apertado, mas a vantagem do 2 a 1 para a Internazionale é ainda mais valiosa por ter sido fora de casa. Na Allianz Arena, Olise foi o destaque do time alemão, mas o centroavante Harry Kane empilhou oportunidades perdidas e parou nas defesas de Sommer. A Inter não desperdiçou e marcou um gol que exemplifica o esquema tático da equipe. De pé em pé, Bastoni encontrou Carlos Augusto na lateral que ou para Thuram que fez o pivô no meio da área para Lautaro Martínez marcar de trivela. Kompany teve que chamar a velha guarda e Thomas Müller empatou para os alemães. Os italianos, no entanto, mostraram sua eficiência e fizeram o segundo em um contra-ataque, de novo ando pelo brasileiro na lateral e chegando em Frattesi. A volta é no San Siro, com os donos da casa com a vantagem e melhor eficiência da primeira perna. O Bayern de Munique, se quiser chegar à final em casa, terá de vencer as falhas no último toque em direção à meta.