Confira a primeira convocação de Ancelotti para a seleção brasileira, sem Neymar 62404i
Italiano convocou 25 nomes para dois jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, sete atuam no Brasil 3tq2f
Carlo Ancelotti realizou nesta segunda, 26, sua primeira convocação como técnico da seleção brasileira. Em hotel no Rio, o italiano revelou os 25 nomes escolhidos para representar o Brasil em dois jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026 (confira lista completa abaixo).
“Carletto” se despediu do clube espanhol no sábado, 25, após vitória por 2 a 0 dos merengues na última rodada da La Liga contra o Real Sociedad. Acompanhado da família e de Diego Fernandes, intermediário das negociações entre a CBF e o treinador, o italiano pousou no Aeroporto do Galeão. Na terra do penta, encontrou o recém-eleito presidente da CBF, Samir Xaud, e o coordenador de seleções, Rodrigo Caetano, que esteve nas conversas para firmar o contrato com Ancelotti e auxiliou nos nomes da pré-lista para a convocação.
O primeiro compromisso em campo do treinador de 65 anos é a penúltima rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo, com jogos contra o Equador, no dia 5 de junho, fora de casa, e o Paraguai, no dia 10, em solo nacional, na Neo Química Arena, em São Paulo. A seleção canarinho está em quarto lugar na classificação com 21 pontos, atrás da classificada Argentina com 31, Equador com 23 e o Uruguai com a mesma pontuação que o Brasil e o Paraguai em quinto. A zona e classificação direta para o mundial é da sexta colocação para cima, com o sétimo colocado indo para a repescagem.
Na abertura da apresentação à imprensa do novo técnico, o recém-eleito presidente da CBF, Samir Xaud, afirmou: “A CBF vai dar total autonomia a você, Carlo e sua equipe, junto com o Rodrigo. E o que nós queremos é colocar novamente a seleção brasileira de volta onde ela merece.”
Ancelotti expressou como se sente ao comandar a seleção: “É uma honra comandar a melhor seleção do mundo.” O treinador também falou sobre sua conexão com o país: “Sempre tive uma conexão especial com esse país. A recepção que recebi ontem e hoje foi muito especial.”
Parreira, técnico campeão do tetra enviou uma mensagem a Ancelotti: “Ficamos muito felizes que você tenha aceitado o convite da CBF para vir dirigir a nossa seleção brasileira, uma das mais famosas do mundo, agora dirigida por um dos grandes técnicos do futebol mundial.” Outro treinador campeão mundial, Felipe Scolari abraçou e saudou o italiano: “É um prazer, uma alegria, uma satisfação. Desejamos o melhor. Que vais conseguir aqui no Brasil, tudo aquilo que conquistou fora do Brasil.
De volta à lista
O jogador Casemiro voltou à canarinho, depois de ficar de fora das últimas listas de Fernando Diniz e Dorival Júnior. O volante trabalhou com Ancelotti em suas agens no Real Madrid, e é um nome de confiança do italiano. À ESPN, o meia, atualmente no Manchester United, revelou que conversou com o treinador após o anúncio sobre o comando da seleção, e afirmou que manteve contato com Carlo e o filho mesmo no time inglês.
Destaque para Antony, que também é do Manchester United, mas está emprestado ao Real Betis nesta temporada. Bem quisto pelos espanhóis, o ex-São Paulo foi peça importante na campanha finalista do Betis na Liga Conferência e o sexto lugar na LaLiga, e teve o nome ovacionado pela torcida no último jogo do campeonato espanhol pedindo pela sua permanência no clube. A sua última convocação para a seleção brasileira foi em 2023, mas foi desconvocado após ser investigado por agressão contra sua ex-namorada.
Estreante pela amarelinha
Entre os calouros na seleção, Alexsandro, zagueiro do Lille de 25 anos, foi convocado pela primeira vez depois de aparecer na pré-lista de Dorival e Ancelotti. O defensor natural do Rio de Janeiro chegou na Europa na terceira divisão de Portugal e atua há três temporadas pelo clube francês como titular e com contrato até 2028.
Hugo Souza, goleiro do Corinthians, também veste a camisa amarela pela primeira vez. “Neneca”, como é apelidado, subiu da base do Flamengo em 2020 e teve bons momentos iniciais, mas erros tiraram a confiança do atleta por parte da torcida. Teve breve agem pelo Chaves de Portugal, e chegou por empréstimo no Alvinegro paulista no final de 2024. Neste ano, foi fundamental na conquista do Campeonato Paulista pelo Corinthians.
Andrey Santos do Strasbourg é outra figura inédita na seleção. Cria do Vasco, o volante de 20 anos deixou o time carioca em 2023 para o Chelsea, e por empréstimo atuou no Nottingham Forest e atualmente está no clube francês.
Confira convocação completa da seleção brasileira:
Goleiros:
- Alisson (Liverpool)
- Bento (Al-Nassr)
- Hugo Souza (Corinthians)
Defensores:
- Alex Sandro (Flamengo)
- Alexsandro (Lille)
- Beraldo (PSG)
- Carlos Augusto (Inter de Milão)
- Danilo (Flamengo)
- Léo Ortiz (Flamengo)
- Marquinhos (PSG)
- Vanderson (Monaco)
- Wesley (Flamengo)
Meio-campistas:
- Andreas Pereira (Fulham)
- Andrey Santos (Strasbourg)
- Bruno Guimarães (Newcastle)
- Casemiro (Manchester United)
- Ederson (Atalanta)
- Gerson (Flamengo)
Atacantes:
- Antony (Real Betis)
- Estevão (Palmeiras)
- Gabriel Martinelli (Arsenal)
- Matheus Cunha (Wolverhampton)
- Raphinha (Barcelona)
- Richarlison (Tottenham)
- Vinícius Jr. (Real Madrid)