Manus: como nova IA pode auxiliar na rotina de trabalho
Inteligência Artificial chinesa é capaz de escrever relatórios, analisar dados e gerar conteúdos

A nova inteligência artificial chinesa Manus AI foi lançada no início de março e vem gerando entusiasmo no mercado por prometer automatizar tarefas complexas e ser capaz de tomar decisões autonomamente. Desenvolvida pela startup chinesa Butterfly Effect, a nova IA ainda está em fase de testes, mas propõe um funcionamento independente, com muito menos necessidade de comandos humanos, como em programas como o ChatGPT ou a DeepSeek.
Um aspecto do cotidiano que pode ser facilitado com a ajuda do Manus, se a ferramenta cumprir o que promete, é a rotina de trabalho. Para determinadas profissões, a IA já vem integrada com ferramentas essenciais para tarefas do dia a dia, como navegadores da internet, editores de código e sistemas de gerenciamento de bancos de dados. Elas são capazes de captar informações em tempo real e automatizar fluxos de trabalho.
O diferencial do Manus que permite essa automatização do trabalho é o uso do próprio computador do usuário para executar tarefas. Ele pretende ser capaz de movimentar o cursor, digitar comandos e abrir sites, como se fosse um ser humano. De acordo com a empresa, a IA pode, com essa integração, escrever relatórios, analisar dados, sugerir estratégias de marketing, gerar conteúdos de qualidade e até selecionar candidatos para vagas de trabalho com base em perfis, atividades que são comumente feitas por mãos humanas.
A isso se soma a sua capacidade de adaptação. O programa se molda a depender do trabalho que está realizando: ele tem a capacidade de selecionar o modelo de linguagem mais adequado para a demanda do momento, o que permite maior rapidez e precisão.