ASSINE VEJA NEGÓCIOS

Mais de 171 mil veículos foram vendidos no Brasil em janeiro, diz Fenabreve

BYD se destaca no levantamento ao conquistar 5,26% de participação no mercado de veículos

Por Leticia Yamakami Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 4 fev 2025, 18h46

As vendas de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus novos foram de 171,2 mil unidades em janeiro, um crescimento de aproximadamente 6% em relação a janeiro do ano anterior e o melhor resultado do primeiro mês do ano desde 2020. Os dados foram divulgados nesta terça-feira, 4, pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Entre os destaques do levantamento, a chinesa BYD, que atua no mercado brasileiro através de importações de carros elétricos e está construindo um complexo fabril na Bahia, teve um grande avanço ao atingir a oitava posição entre as maiores participações em vendas de automóveis, acima da Renault e da Nissan, com participação de 5,26% no setor. O modelo mais vendido da empresa foi o utilitário híbrido Song Plus, com 3.185 unidades.

O sucesso da BYD vem acompanhado de polêmicas de dumping por parte da companhia, que depende de importações para se firmar no país. A prática se dá com a comercialização de produtos a preços abaixo do custo de produção ou à exportação de um produto a um preço inferior ao normalmente cobrado em seu mercado interno, o que prejudica a livre concorrência. 

No cenário geral, o automóvel novo mais vendido do Brasil em janeiro foi o Polo, da Volkswagen, com 5.801 unidades. Já a picape – tipo de carro incluído na categoria de comerciais leves – mais vendida foi a compacta Fiat Strada, da Stellantis, tradicional ocupante do posto, com 8.777 veículos.

Ao combinar ambos os segmentos de automóveis e comerciais leves, a BYD ficou na nona posição em janeiro, com 4,12% do mercado, ante 3,09% no final de 2024, segundo a Fenabreve. De acordo com a consultoria automotiva Bright, as marcas chinesas representaram 8,82% das vendas de veículos novos em janeiro no Brasil.

Publicidade

Matéria exclusiva para s. Faça seu

Este usuário não possui direito de o neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

o ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Veja Negócios impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
a partir de 10,99/mês

*o ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$ 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.