ASSINE VEJA NEGÓCIOS

Com greve, saiba quais são seus direitos se precisar cancelar a viagem

O Procon-SP informa que o consumidor tem o direito de cancelar a compra antes da data de saída prevista

Por Redação
Atualizado em 30 Maio 2018, 15h14 - Publicado em 30 Maio 2018, 08h48

A greve dos caminhoneiros, que entrou no décimo dia nesta quarta-feira, afetou os planos de viagem de muitos consumidores. Muita gente havia se programado para emendar o feriado de Corpus Christi, festejado nesta quinta-feira, com o fim de semana. Mas sem combustível para pegar a estrada, já há consumidores preferindo cancelar a viagem. Outros estão com medo de ficar presos no destino, pois muitos aeroportos estão desabastecidos.

O Procon-SP informa que o consumidor tem o direito de cancelar a compra antes da data de saída prevista. Nesse caso, todos os valores pagos devem ser devolvidos integralmente, sem pagamento de multas ou taxas. Segundo o órgão de defesa do consumidor, as empresas não podem cobrar taxas de cancelamento, pois se trata de uma ‘situação excepcional’.

Pelo mesmo motivo, o Procon-SP diz que não existe um prazo máximo para cancelamento, desde que feito antes do embarque.

“Em caso de estorno, é importante que fornecedor e cliente encontrem a melhor forma de realizar esse processo. Em geral o estorno é feito pelo mesmo canal de pagamento (cartões crédito ou débito, informa o órgão).

A Infraero informou que ao menos sete aeroportos do país estão sem combustível. Até as 8 horas, havia onze voos cancelados. Segundo o Procon-SP, em caso de viagens aéreas canceladas ou atrasadas, o consumidor deverá ter seus direitos garantidos e as companhias deverão investir na comunicação e assistência para reduzir os inevitáveis prejuízos que o consumidor possa ter.

A orientação ao consumidor é que ele procure informar-se antecipadamente sobre a normalidade das partidas em aeroportos e terminais rodoviários.

Publicidade

Matéria exclusiva para s. Faça seu

Este usuário não possui direito de o neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

o ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Veja Negócios impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
a partir de 10,99/mês

*o ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$ 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.