ASSINE VEJA NEGÓCIOS

A mensagem de Gabriel Galípolo a Lula sobre a política fiscal

No comunicado divulgado após o fim da reunião, o Banco Central mais uma vez  reforça a necessidade de controle fiscal

Por Camila Pati Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 19 mar 2025, 21h41 - Publicado em 19 mar 2025, 20h43

Sob a gestão de Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central, o equilíbrio das contas segue sendo um ponto de destaque na comunicação do Comitê de Política Monetária (Copom), que elevou a taxa de juros, Selic a 14,25% ao ano, na noite desta quarta-feira. No comunicado divulgado após o fim da reunião, o Banco Central mais uma vez  reforça a necessidade de controle fiscal, dizendo que está monitorando de perto como as decisões do governo Lula sobre gastos e dívidas afetam os juros e os mercados.

“O Copom mostra no comunicado que segue acompanhando a política fiscal e os impactos da política fiscal  em relação à política monetária e ativos financeiros”, diz Pedro Moreira, sócio e operador da mesa de Renda Variável da One Investimentos. No comunicado, o Copom  ainda destaca que a confiança dos investidores e economistas na responsabilidade fiscal do governo influencia diretamente os preços de ativos, como o dólar e os juros, além das expectativas para o futuro da economia.

“O comitê segue acompanhando com atenção como os desenvolvimentos da política fiscal impactam a política monetária e os ativos financeiros. A percepção dos agentes econômicos sobre o regime fiscal e a sustentabilidade da dívida segue impactando, de forma relevante, os preços de ativos e as expectativas dos agentes”, diz o comunicado.

“O recado do Copom ao governo, especialmente na figura do Galípolo, é claro: sem responsabilidade fiscal, não há espaço para uma política monetária mais flexível e sustentável no médio prazo”, diz Carlos Braga Monteiro, CEO do Grupo Studio.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para s. Faça seu

Este usuário não possui direito de o neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

o ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Veja Negócios impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
a partir de 10,99/mês

*o ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$ 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.