Entidades pressionam governo contra aumento de IOF anunciado por Haddad 1c2912
CNseg e Fenaprevi relatam preocupação diante do decreto 12.466, que eleva impostos sobre seguro de vida 4d1z65

A Confederação Nacional das Seguradoras e a Federação Nacional de Previdência Privada e Vida se manifestaram nesta sexta-feira afirmando que pretendem abrir diálogo com o governo federal sobre o aumento das alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) anunciado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, na última quinta.
Segundo as entidades, o decreto 12.466, assinado pelo presidente Lula e por Haddad, gera preocupação pois afeta planos de seguro de vida com cobertura por sobrevivência, como o VGBL.
“A incidência de IOF em um seguro que visa a proteção da população na aposentadoria está na contramão de todo o esforço que vem sendo feito pelo mercado segurador para conscientização da importância do planejamento securitário e previdenciário de longo prazo, cada vez mais necessário no cenário de envelhecimento da população”, destacaram CNseg e Fenaprevi.
Em nota conjunta, as entidades ainda ressaltaram que os desafios impostos pelo aumento da longevidade são enormes, sobretudo para o sistema público de previdência, e que será necessário, portanto, um esforço coletivo para englobar soluções viabilizadas pelos seguros com cobertura por sobrevivência.