Mercado vai a Brasília pressionar por derrubada de vetos
Pressão pela derrubada dos vetos da gestão Lula à isenção dos fundos de investimento do agronegócio (Fiagros) e imobiliários (FIIs)

Às vésperas da sessão do Congresso, pesos pesados do mercado financeiro desembarcam em Brasília na próxima terça-feira, 27, para fazer pressão pela derrubada dos vetos da gestão Lula à isenção dos fundos de investimento do agronegócio (Fiagros) e imobiliários (FIIs).
Seminário da Frente Parlamentar do Empreendedorismo (FPE) reunirá entidades poderosas do mercado, como a Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF), a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA) e Associação Brasileira das Companhias Abertas (ABRASCA), além do economista Rogério Boeri, um dos criadores desse modelo de financiamento, e parlamentares, para expor os impactos da taxação dos fundos.
Os dois fundos são os principais do mercado, movimentam recursos bilionários e se tornaram a principal fonte de financiamento dos setores agropecuário e imobiliário. Na reforma tributária, os fundos ficaram isentos de taxação, mas isso acabou vetado por Lula a pedido da Advocacia Geral da União (AGU), à revelia da equipe econômica.