Motel em SP é multado em R$ 30 mil por permitir entrada de adolescentes 613q3a
Estabelecimento em Araçatuba possibilitou a entrada de menores de idade no local sem qualquer dificuldade em episódio que resultou em um assalto h3a5y

Um motel em Araçatuba, interior de São Paulo, foi condenado pela Justiça estadual a pagar uma multa de cerca de 30 mil reais por permitir a entrada de dois adolescentes em suas dependências em 2023, o que viola o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A decisão, que já transitou em julgado e não cabe mais recurso, foi proferida em fevereiro deste ano e divulgada pelo Ministério Público de São Paulo na terça-feira, 8.
Os dois adolescentes entraram no estabelecimento em setembro de 2023 e participaram de um assalto a uma pessoa que havia marcado um encontro com eles no local. Os jovens facilitaram a entrada de dois adultos armados, que renderam a vítima e obrigaram-na a fazer uma transferência bancária de 840 reais.
Os adolescentes entraram no local utilizando um carro de aplicativo sem qualquer dificuldade ou verificação de idade e documentações, segundo o MPSP, e seguiram para o quarto onde a vítima estava aguardando-os.
Os quatro assaltantes fugiram do motel, mas foram identificados e encontrados. Os adolescentes receberam medidas socioeducativas, e os adultos foram processados criminalmente.
A multa ao motel, solicitada no valor de 20 salários mínimos pelo Ministério Público, será revertida ao Fundo da Infância e da Juventude. O artigo 250 do ECA proíbe a hospedagem de crianças e adolescentes em hotéis, motéis e estabelecimentos similares sem a presença ou autorização dos responsáveis. A penalidade para o descumprimento é uma multa, podendo haver, em caso de reincidência, a cassação do alvará de funcionamento do estabelecimento.