Lula cobra, e chefe do INSS promete agilidade em reembolso a aposentados 6u243q
Gilberto Waller Junior não deu datas, mas, em entrevista nesta segunda-feira, 5, disse que plano deve sair na semana que vem 1x4z3x

O novo presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller Júnior, disse nesta segunda-feira, 5, que o plano para reembolso das mensalidades cobradas indevidamente de aposentados e pensionistas deve ser divulgado até semana que vem — sem especificar datas.
Nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para substituir Alessando Stefanutto, Waller Jr. disse que o petista pediu “agilidade” no processo. “Creio que, pela pressa e pela agilidade que o presidente da República nos deu, creio que todo o plano possa sair nessa ou na próxima semana”, disse em entrevista à GloboNews.
O novo presidente da autarquia também disse que o projeto de ressarcimento dos descontos indevidos vai ser discutido primeiro na Casa Civil e depois deve ar pelo crivo do Supremo Tribunal Federal (STF), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), da Defensoria Pública da União (DPU) e do Ministério Público Federal (STF).
Waller Jr. foi nomeado pelo próprio presidente Lula, sem o aval do então ministro da Previdência Carlos Lupi, que se demitiu do cargo na última sexta, 2. A dança das cadeiras foi uma resposta à operação da Polícia Federal (PF) e da Controladoria-Geral da União (CGU) que desarticulou um esquema de descontos ilegais de mensalidades de associações das folhas de pagamento de pensionistas e aposentados. As pessoas eram cobradas por serviços que jamais contrataram, por meio de acordos técnicos feitos entre a entidades e o INSS. No dia da operação, Stefanutto foi demitido a pedido de Lula.
Perigo de novos golpes 4g1243
Na mesma entrevista, Waller Jr. disse que o INSS fará os ressarcimentos através dos canais oficiais e alertou aposentados e pensionistas para que não caiam em novos golpes. Mesmo com os ressarcimentos ainda paralisados, já há milhares de ações na Justiça em que as vítimas dos descontos pedem a devolução do dinheiro que foi descontado indevidamente.
“Quando for lançado o programa de ressarcimento, todos serão avisados. A forma de você ser ressarcido serão os canais oficiais do INSS, o 135 e o Meu INSS. Não caiam, não assinem nada, não autorizem ninguém a falar em seu nome. Isso vai ser efetivamente feito pra você. Sem nenhuma burocracia, sem nenhum custo a mais. Não page nada, não assine anda. Isso é importante para que vocês não caiam em um segundo golpe”, disse o novo presidente da autarquia.