Janja vira alvo da oposição por enaltecer filme contra ditadura na China 2q5766
Ao lado de Dilma, primeira-dama esteve em Pequim para lançamento de 'Ainda Estou Aqui' 4d6n16

A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, tornou-se alvo da oposição bolsonarista após participar do lançamento do filme Ainda Estou Aqui ao lado da ex-presidente Dilma Rousseff, na China.
As críticas se deram, principalmente, por Janja estar enaltecendo o longa — que conta a história do deputado Rubens Paiva, sequestrado e morto pela ditadura brasileira — justamente em um país que é considerado uma… ditadura. O Partido Comunista Chinês controla todos os níveis do governo, exercendo grande influência na economia e atuando com histórico reconhecido de repressão política e censura à liberdade de expressão, proibindo, por exemplo, o o a páginas como o Facebook e o YouTube.
“E a Janja que foi fazer propaganda de um filme que retrata o regime militar brasileiro como uma ditadura. Só esqueceu que ela estava na China, uma ditadura que já dura 76 anos e matou milhões. E ainda ou vergonha pedindo uma SALVA de palmas. Que vexame!”, publicou o deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ).
“A Janja foi até a CHINA, sim, uma DITADURA, pra celebrar um FILME contra a DITADURA?”, questionou o vereador de São Paulo Rubinho Nunes (União).
Na última segunda-feira, 12, Janja e Dilma, que atualmente preside o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), também conhecido como banco do BRICS, foram à pré-estreia do filme brasileiro Ainda Estou Aqui, em Pequim.
“Vivenciar este momento ao lado da primeira presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, uma sobrevivente da ditadura militar, tornou o momento ainda mais emblemático”, escreveu a primeira-dama, que chegou a se emocionar durante o evento.
O filme brasileiro será exibido em mais de 10 mil salas dos cinemas chineses a partir desta semana. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está na China desde sábado, 10, após visitar a Rússia. No país asiático, o presidente anunciou investimentos de empresas chinesas no Brasil.
E a Janja que foi fazer propaganda de um filme que retrata o regime militar brasileiro como uma ditadura. Só esqueceu que ela estava na China, uma ditadura que já dura 76 anos e matou milhões. E ainda ou vergonha pedindo uma SALMA de palmas. Que vexame! pic.twitter.com/zwis3rs1Qc
— Carlos Jordy (@carlosjordy) May 13, 2025
A Janja foi até a CHINA, sim, uma DITADURA, pra celebrar um FILME contra a DITADURA?
E ainda pediu uma “SALMA de palmas” pra Dilma. O meme veio pronto! pic.twitter.com/Uk3hJ9H16S
— Rubinho Nunes (@RubinhoNunes) May 12, 2025