Gripe aviária volta a assombrar o Brasil e novo Papa fala sobre LGBTs l5i4o
Confira as principais notícias do dia no Giro VEJA n5y5c
O Ministério da Agricultura anunciou nesta sexta, 16, que detectou um caso de gripe aviária em uma granja no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul. Apesar dessa doença não se transmitir pelo consumo da carne ou dos ovos, a infecção em humanos é grave e tem uma taxa de letalidade de 60%. Por conta disso, o Ministério da Agricultura suspendeu as exportações de carne e de frango do Rio Grande do Sul. China e União Europeia também anunciaram que, pelo menos por sessenta dias, não comprarão carne de frango produzida em solo brasileiro.
Um dia depois do afastamento do presidente da CBF Ednaldo Rodrigues, o interventor nomeado pela Justiça, Fernando Sarney, convocou novas eleições para a entidade. A escolha do novo presidente deverá ser feita no dia 25 e não vai afetar a contratação do novo técnico da seleção brasileira, Carlo Ancelotti.
O novo Papa, Leão XIV, defendeu diante de diplomatas no Vaticano que a união entre homem e mulher é o fundamento da família. Ele também se posicionou contra o aborto. É a primeira vez que o novo pontífice se manifesta publicamente sobre esses assuntos, marcando uma posição mais conservadora do que seu antecessor, Francisco.