Flamenguista que matou palmeirense com garrafa pega 14 anos de prisão 4q296q
Homicídio ocorreu em julho de 2023 nas proximidades do Allianz Parque antes da partida entre Palmeiras e Flamengo 5so4z

O 5º Tribunal do Júri de São Paulo condenou nesta terça-feira, 20, Jonathan Messias Santos da Silva a catorze anos de prisão por matar a torcedora palmeirense Gabriella Anelli, em julho de 2023, antes de um jogo entre Palmeiras e Flamengo, no Allianz Parque, na capital paulista. Ele foi considerado culpado pelo crime de homicídio qualificado com dolo eventual. A defesa recorrerá da decisão junto ao Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP).
De acordo com informações processuais, as torcidas de Flamengo e Palmeiras brigavam mesmo separadas por divisória de metal. Imagens do confronto mostram que o réu atirou uma garrafa, que se quebrou na parte superior da divisória, e os estilhaços atingiram o pescoço da torcedora palmeirense, que estava do outro lado. Ela não resistiu aos ferimentos e morreu dois dias depois do jogo. “A análise das imagens, aliada aos registros de biometria facial implementada no estádio, permitiu identificar o acusado”, informou o tribunal, por meio de nota.
Ainda de acordo com o TJ, o Conselho de Sentença reconheceu a materialidade e autoria do crime, bem como as qualificadoras de motivo fútil, emprego de meio cruel e recurso que impediu a defesa da vítima. Na dosimetria da pena, a juíza Isadora Botti Beraldo Moro, que presidiu o julgamento iniciado na segunda-feira (19), destacou que a confissão do réu deve ser considerada como atenuante. “No caso, o réu confessa a parte principal dos fatos, ou seja, que arremessou a referida garrafa”, destacou.
Durante o julgamento, o agora condenado em primeira instância disse que faz parte de torcida organizada e era de sua responsabilidade separar possíveis conflitos entre torcedores adversários. No entanto, no dia 8 de julho de 2023, ele afirmou ter sido atingido por uma garrafa e perdeu controle da situação ao pegar o objeto e jogar por cima da divisória que separava as torcidas paulistana e carioca.