Dados em tempo real: o que é o ‘Prisômetro’ que Nunes lançou em São Paulo 6e1p49
de LED exibirá na rua números de presos em flagrante, foragidos capturados e desaparecidos localizados graças ao sistema de câmeras do Smart Sampa ub2a

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), inaugura nesta terça-feira, 25, o Prisômetro, digital em tempo real com os dados do Smart Sampa, programa de câmeras inteligentes da prefeitura. Instalado em frente ao Centro de Comando do Smart Sampa, no centro da capital, o equipamento exibirá os números de presos em flagrante, de foragidos da Justiça capturados e de pessoas desaparecidas encontradas graças ao sistema de monitoramento eletrônico.
Inicialmente, a previsão era a de que o instrumento fosse entregue em meados de janeiro, mas, por necessidade de adequação da fachada a regras da própria prefeitura, a entrega teve de ser adiada. O de LED será atualizado com base no levantamento realizado pelas equipes de inteligência do programa a partir do encerramento das ocorrências atendidas pela Guarda Civil Metropolitana (GCM).
De acordo com a prefeitura, a ferramenta deverá contar em breve também com as informações de veículos roubados ou furtados apreendidos pela GCM com o auxílio das cerca de 23.000 câmeras inteligentes espalhadas pela cidade. Em janeiro, a gestão Nunes assinou um convênio com o Ministério da Justiça para que o município e a ar o Córtex, plataforma que reúne dados sobre veículos roubados e furtados. O Smart Sampa tem 4.000 câmeras já em funcionamento com a tecnologia de leitura de placas.
Desde o início da operação do programa, em julho do ano ado, foram presos 1.902 criminosos em flagrante, 720 criminosos foragidos da Justiça e localizadas 41 pessoas que estavam desaparecidas.
Como funciona m3y3h
O esquema de monitoramento em São Paulo tem câmeras com a tecnologia de reconhecimento facial, sendo 20.000 equipamentos da prefeitura e o restante do setor privado, como condomínios e estabelecimentos, que compartilham as imagens com a gestão municipal. Na central de gerenciamento, painéis exibem as transmissões em tempo real e 24 horas por dia, sete dias por semana.
No local, dividem-se em turnos profissionais da GCM e de órgãos municipais como a Defesa Civil. Quando uma pessoa foragida, por exemplo, a por uma das câmeras, é emitido um alerta e as viaturas são acionadas — a posição de cada veículo é georreferenciada.