Crise nos Correios vira nova arma da oposição contra governo Lula 4e4z5q
Com prejuízo bilionário em 2024, estatal pede 'colaboração' de funcionários com salários reduzidos e adiamento de férias 1x4y2w

A crise financeira nos Correios tornou-se a mais nova fonte de munição da oposição bolsonarista contra o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A situação vem escalando depois que a estatal enviou um comunicado interno na última segunda-feira, 12, no qual pede “colaboração” dos funcionários para o plano de recuperação da empresa.
No documento, a istração dos Correios oferece aos servidores a possibilidade de reduzir a jornada de trabalho com diminuição proporcional dos salários, e pede que os funcionários adiem as férias previstas para 2025 para o ano que vem. O comunicado também estende até o próximo domingo, 18, o prazo para adesão ao plano de demissão voluntária para trabalhadores mais antigos da estatal.
Segundo a empresa, o objetivo do plano de recuperação é economizar até 1,5 bilhão de reais em despesas no exercício de 2025. Em 2024, os Correios registraram prejuízo de 2,4 bilhões de reais.
Flávio Bolsonaro será relator de fiscalização dos Correios no Senado 3g6t3x
Em meio ao desequilíbrio fiscal, os Correios serão alvo da Comissão de Fiscalização, Transparência e Controle do Senado, que irá realizar uma auditoria nas contas da estatal para apurar possíveis irregularidades e mau uso do dinheiro público. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) foi escolhido como relator do grupo que coordenará os trabalhos de fiscalização. “Vamos pra cima de mais esse escândalo contra os trabalhadores”, publicou o parlamentar em sua conta no X (ex-Twitter) nesta terça-feira, 13.
Outra crítica veio do deputado federal André Fernandes (PL-CE), que ironizou os pedidos aos servidores após gastos dos Correios com eventos como a turnê “Tempo Rei”, de Gilberto Gil, e com uma feira literária em Bogotá, na Colômbia. “Após o rombo, prejudicam os funcionários. Essa é a preocupação do governo Lula com os trabalhadores?”, publicou o parlamentar.
Os Correios gastaram milhões para patrocinar uma série de eventos, entre eles uma turnê do Gilberto Gil e uma feira em Bogotá, na Colômbia. Após o rombo, prejudicam os funcionários. Essa é a preocupação do governo Lula com os trabalhadores? pic.twitter.com/9vDdYd0ZmM
— André Fernandes (@andrefernm) May 13, 2025
O deputado federal Bibo Nunes (PL-RS), por sua vez, afirmou que os Correios viraram “símbolo de má gestão e cabide de empregos”, e declarou que a estatal “só dá prejuízo nos governos do PT”.
Nos governos do PT, os Correios correm sozinhos… e chegam em segundo lugar!
Ao contrário do que vimos no governo Bolsonaro, quando a empresa voltou a ser lucrativa e eficiente, hoje os Correios viraram símbolo de má gestão e cabide de empregos com cargos de confiança.💸 A… pic.twitter.com/zancftjM9i
— Bibo Nunes (@bibonunes1) May 13, 2025