June Squibb, a atriz que alcançou o sucesso após os 90 anos 5t2s5m
Fora da curva em Hollywood (e no mercado de trabalho), americana estreou nos cinemas aos 60, foi indicada ao Oscar após os 80 e, agora, virou protagonista 63341x

Apenas aos 94 anos, a atriz americana June Squibb ganhou seu primeiro papel como protagonista no cinema com o filme Thelma (2024), que retrata a história de uma senhora vítima de um golpe financeiro, mas determinada a recuperar o que lhe foi roubado. Quando lançou o filme, no ano ado, o diretor Josh Margolin disse que Squibb era perfeita para o papel, pois ela é do tipo que “não desiste”. A história de vida da atriz é prova disso — e ainda atesta que nunca é tarde demais para realizar sonhos antigos ou começar a decolar projetos pessoais. Em 2025, um novo papel de destaque chegou para Squibb. Ela é a protagonista de Eleanor The Great, o primeiro filme dirigido por Scarlett Johansson e ovacionado por cinco minutos no Festival de Cannes nesta semana. No longa, ela vive Eleanor, uma mulher que se sente solitária após a morte de sua melhor amiga, com quem viveu por anos. A protagonista, porém, cria um inusitado vínculo com uma jovem de 19 anos assim que se muda para Nova York — cidade onde a própria June, fora da ficção, construiu parte significativa de sua história de vida.
Squibb nasceu em Illinois, nos Estados Unidos, no ano de 1929. Sua família estava longe do ramo artístico: seu pai trabalhava com seguros e a mãe era secretária. Mesmo assim, June começou a trabalhar com atuação ainda na adolescência, se apresentando em teatros de St. Louis e Cleveland. Foi em Nova York que ela teve sua primeira oportunidade de ouro: estrear na Broadway no musical Gypsy, em 1959, junto de Ethel Merman.
Indicada ao Oscar após os 80 anos 346d1b
June Squibb se dedicou ao teatro musical durante muitos anos. Apesar da longa experiência nos palcos, ela conseguiu apenas aos 60 anos de idade a chance de ir para o cinema e para a televisão. A atriz estreou nas telas como Hilda na comédia romântica Alice, roteirizada e dirigida por Woody Allen e lançada em 1990. Também esteve em séries como Shameless (2011-2021) e Good Girls (2018-2021). O reconhecimento máximo chegou quando ela tinha 84 anos e foi indicada ao Oscar de melhor atriz coadjuvante por sua atuação no filme Nebraska (2013), de Alexander Payne.
June Squibb é um ponto fora da curva do etarismo de Hollywood — ambiente que viu Demi Moore, 62, perder o Oscar de melhor atriz para Mikey Madison, 25. Agora, beirando os 96 anos, a atriz alcança o almejado sucesso no cinema. Ela entende, inclusive, que está no tempo certo para isso. “Temos essas mulheres maravilhosas interpretando papéis principais aos 40, 50 e até 60 anos. Isso jamais teria acontecido há 20 anos, quando cheguei aqui”, disse em entrevista para o Los Angeles Times. E que bom poder ser a protagonista nonagenária do momento.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir: 1g2w68
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial