COP 30: primeiro encontro com governos subnacionais aborda iniciativas climáticas urbanas 3o2t4i
Reunião teve a presença da diretora-executiva da COP 30, Ana Toni 5f582x

Na última quarta-feira, 07, líderes nacionais e subnacionais do mundo inteiro se reuniram para Reunião Ministerial do Clima, em Copenhague, na Dinamarca, para abordar o papel da Coalizão para Parcerias Multiníveis de Alta Ambição para a Ação Climática (CHAMP) na promoção de resultados de alto impacto por meio de iniciativas climáticas urbanas. O encontro foi organizado pelo Governo da Dinamarca, em colaboração com as presidências da COP do Azerbaijão (2024) e do Brasil (2025), e contou com a presença da diretora-executiva da COP30, Ana Toni.
Na ocasião, Ana destacou iniciativas do governo brasileiro para apoiar ações locais, como o recém-lançado programa Cidades Modelo Verdes e Resilientes, coordenado pelos ministérios do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), das Cidades (MCid) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que tem como objetivo preparar as cidades brasileiras para o enfrentamento aos impactos das mudanças climáticas por meio de integração de políticas urbanas.
“No chamado da Presidência da COP30 para o Mutirão Global contra a Mudança do Clima, os governos subnacionais são atores-chave na implementação de ações climáticas de mitigação e adaptação, além de provedores de soluções. Só com esforços integrados e coletivos poderemos enfrentar a emergência climática e proteger as gerações futuras”, comentou Ana Toni.
COP 30
Este ano, a 30ª Conferência das Partes (COP), realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU, será no Brasil, em Belém, no Pará. A conferência acontecerá em novembro e é presidida pelo diplomata e secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores, André Correa do Lago.